Funarte | Guilherme Otani

Funarte

Ontem (5), o Grupo Zumb.boys deu início a uma temporada de quatro apresentações do Espetáculo “Ladrão”, na Funarte (centro de São Paulo). E amanhã (7) realiza mais uma ação “Lá em Casa” –  encontro para dialogar sobre a dança – que desta vez recebe o bailarino, coreógrafo e pesquisador Luis Arrieta.

A partir de pesquisas e entrevistas em bairros periféricos da Zona Leste de São Paulo para a criação do primeiro espetáculo do grupo (“B.E.C.O” – foto), surgiram contatos com ex-detentos que apresentaram linhas de raciocínio e comportamentos diferentes dos demais entrevistados. Com o interesse de aprofundar esta pesquisa, o grupo iniciou o processo de criação de “Ladrão”, transformando o tema em uma reflexão física na busca de trazer o ser humano para a cena, com suas fragilidades e deficiências. Em “Ladrão”, portanto, investigam-se as sensações e estratégias para cada furto ou golpe. A forma de pensar, de escolher a vítima, o medo do inesperado e o arrependimento.

Já amanhã (7) acontece mais uma das ações “Lá em Casa” que propõe um encontro informal para dialogar sobre pesquisa continuada e assuntos que giram pelos modos de produção em dança: uma tarde de sábado para circular ideias, investir em experiências, potencializar e compartilhar saberes.

O convidado desta edição é Luis Arrieta. Natural de Buenos Aires, o bailarino, coreógrafo e pesquisador radicou-se no Brasil em 1974, tendo sua formação clássica orientada por Ilse Wiedmann, Ismael Guiser, Tatiana Leskowa, Desmond Doyle e Ady Ador. Na área da dança moderna estudou, entre outros, com Yoshi Morimoto. Como bailarino, atuou no Balé Contemporâneo da Cidade de Buenos Aires, no Balé da Cidade de São Paulo e no Hessiches Stadtheater Ballet de Wiesbaden. Como coreógrafo criou importantes trabalhos para algumas das mais importantes companhias do Brasil e para o Hessiches Stadtheater Ballet, Balé Nacional de Cuba e Balé do Grand Théâtre de Genève. Em 81 e entre 1986 e 88 foi diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo.

Serviço

“Ladrão”

Quando: até 8 de outubro de 2017
Onde: Funarte – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos, São Paulo/11 3662-5177
Horários:  de quinta a sábado às 19 horas e domingo às 18 horas
Ingressos: R$ 10 (inteira)

“Lá em Casa” com Luis Arrieta

Quando: 7 de outubro, às 14 horas
Onde: rua Cauguçu, 16 – Cidade Líder, São Paulo
ENTRADA FRANCA

_______

Foto: Kelson Barros

 

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta