Tecnologia | Guilherme Otani

Tecnologia

Você sabe o que são QR Codes? Cada vez mais presentes em ações de marketing, eles consistem em gráficos 2D que contem informações pré-estabelecidas como textos, páginas de internet, SMS ou números de telefone; e seu conteúdo pode ser lido por meio de aparelhos específicos ou de aplicativos (casos em que as câmeras dos aparelhos são usadas).

Hoje, os QR Codes estão em muitas revistas, panfletos, outdoors e afins; para que leitores acessem em seus celulares e computadores algum conteúdo extra relacionado às matérias. A Banda Pet Shop Boys, no clipe da música “Integral”, utilizou inúmeros QR Codes com links para diferentes sites.

No Brasil, o Metrô de São Paulo adotou o uso do QR Code para disponibilizar aos usuários acesso mais rápido ao conteúdo de seu site na versão mobile. Em alguns casos ele é usado na televisão: por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido num programa de TV.

Outras funções já usadas em códigos QR são compra de pizzas a partir de panfletos, acesso a vídeos de lançamento imobiliário e informações adicionais a partir de cartões de visitas.

Uma das vantagens do QR Code é que ele dispensa a necessidade de se digitar endereços da web, tarefa não muito fácil em muitos celulares. Então, literalmente, é só iniciar o aplicativo de leitura e apontar o celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido no navegador de internet.

Conforme falado acima, existem diversos aplicativos (de leitura dos códigos) específicos disponíveis na internet – e quase todos os celulares modernos podem fazer o download. Se fôssemos você, baixaríamos seu leitor de QR Code agora.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta