Acne

Acne

A acne é um problema que atinge mais de 90% dos adolescentes (mas os adultos também não estão livres dela: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o mal atinge 56,4% desta população). Além disto, é o motivo que mais leva pessoas a buscarem tratamentos de pele.

A acne é uma lesão causada pela produção excessiva de sebo, vinda da glândula sebácea. Este acúmulo acaba obstruindo os poros e aumentando a quantidade de bactérias, o que resulta em cravos. Quando eles inflamam, são chamados de espinhas. A pele oleosa tem uma produção maior de sebo e, por isto, é o tipo de pele que mais costuma sofrer com o surgimento de acnes.

Devido à puberdade estar acontecendo cada vez mais precocemente, este processo tem iniciado mais cedo, dos nove aos 15 anos, e é justamente nesta fase que o aparecimento de acnes se torna mais comum.

No entanto, os cuidados básicos são os mesmos para qualquer idade. Até porque há adultos que não cuidaram das acnes na adolescência e, então, o processo se estendeu.

Cuidados diários

Adélia Mendonça, especialista em dermocosméticos, aponta que para evitar acnes, a higienização diária é muito importante. “Ela elimina o excesso de oleosidade, desobstrui os poros e evita que as sujidades fiquem acumuladas.

Outro cuidado importante é a hidratação. Quando a pele precisa ser hidratada, ela acaba produzindo mais sebo que, por fim, gera também o indesejável aparecimento de acnes. Por isto, o uso de hidratante (ao contrário do que muitos pensam) é importante para evitá-las.

A especialista ainda ressalta que o hidratante deve ser oil free, específico para este tipo de pele. Também deve ter o equilíbrio da emulsão do manto hidrolipídico proteico, o que é importante para manter uma pele mais saudável.

Adélia também lembra da importância de usar produtos adequados para as acnes. “Eles terão em sua formulação ativos eficazes para combater as acnes e evitar sequelas”.

Alimentação

A alimentação impacta diretamente no aparecimento das acnes. Alimentos ricos em gordura e açúcar causam o surgimento delas.

Algumas dicas são evitar refrigerantes, condimentos e frituras. Além do mais, ter o intestino regulado reflete em um bom funcionamento do organismo, o que também influencia na diminuição do aparecimento das acnes.

Adélia Mendonça

A Adélia Mendonça Cosméticos desenvolve dermocosméticos e tratamentos de alta performance, se comprometendo a uma busca constante pela eficácia e excelência de seus produtos. No Brasil, é pioneira nas áreas da estética íntima e skincare de alto percentual ativo.

Aprendi a ser jornalista na marra.

Sou formado em Direito mas, desde que me conheço por gente, curto comunicação. E a curtida é latu sensu: jornal, rádio, TV, revistas e, mais recentemente, redes sociais.

Com base nestes mais de 20 anos de prática e passagens por vários veículos, o que um dia foi um blog, virou site: o “GO” tem a incumbência de trazer informação variada, dicas, falar sobre cultura e cobrir o social do pedaço.

Hope you enjoy.

10 de fevereiro de 2020

Compartilhe com seus amigos:

imagem_144