Alumínio

Alumínio

O alumínio teve considerável aumento de uso na construção civil. É um material que pode ser utilizado de diversas maneiras e em vários elementos da edificação, como nas esquadrias (associam isolamento térmico e acústico a um material resistente e com acabamento versátil), fachadas envidraçadas (em estruturas que dão suporte aos vidros), revestimento e fechamento do entorno, sustentação de simples divisórias e até de estruturas para cobertura.

Podem, ainda, ser fôrmas de concreto reaproveitáveis, estruturas provisórias em escoras e andaimes ou fechamentos.

Durabilidade e resistência são duas de suas características mais importantes: o alumínio é altamente “forte” quando falamos em intempéries e corrosão; e tem vida útil estimada em torno de quarenta anos.

A preocupação com o meio ambiente e o viés sustentável proporcionados pelo alumínio – inclusive quanto à possibilidade de sua reciclagem – são características que o tornam uma boa alternativa para as construções ecologicamente corretas.

Como alternativa aos materiais convencionais, implica em menos consumo; o que também o transforma em uma opção mais econômica.

É adaptável a diversos tipos de obra e design; não é combustível e possui potencialidade termoacústica.

Nas fotos que estampam esta matéria, tanto na home page (e acima) quanto aqui embaixo, usamos como pano de fundo brises de alumínio (outra vantagem do material: ele pode receber pintura que imita madeira, por exemplo; o que dá mais beleza e preserva toda a sua funcionalidade e vantagem), pois todo projeto de arquitetura deve ser pensado para oferecer conforto, funcionalidade e beleza, não é mesmo?

Brise, para quem não sabe, é um elemento que protege o interior de um ambiente da incidência da luz solar, embora também possa ser usado como item decorativo ou de proteção como, por exemplo, as persianas, cobogós e muxarabis. Outro papel importante deste elemento é ajudar no conforto térmico.

Isto é muito interessante. Mas todas as propriedades de uso do alumínio, as vertentes desta pintura “em madeira” e, especificamente neste post, a utilização de brises podem ser melhor esclarecidos com a equipe da Conceito Esquadrias. Clique aqui para se informar melhor.

Há algumas semanas estivemos na Conceito com os arquitetos Thelma Tonoli e Maurício Cabral, além da fotógrafa Rita Bonanata, que garantiu os clicks.

Thelma e Maurício observaram: “A Conceito Esquadrias inovou a linha de cores de alumínio, com uma novidade que vem ganhando força. Hoje conseguimos especificar, em nossos projetos, esquadrias, coberturas e pergolados com uma tecnologia de ponta que permite capturar da natureza os tons e veios da madeira natural; permitindo criar fachadas diferenciadas e com o toque de elegância e aconchego da madeira, sem precisar de manutenção!”.

Aprendi a ser jornalista na marra.

Sou formado em Direito mas, desde que me conheço por gente, curto comunicação. E a curtida é latu sensu: jornal, rádio, TV, revistas e, mais recentemente, redes sociais.

Com base nestes mais de 20 anos de prática e passagens por vários veículos, o que um dia foi um blog, virou site: o “GO” tem a incumbência de trazer informação variada, dicas, falar sobre cultura e cobrir o social do pedaço.

Hope you enjoy.

6 de setembro de 2019

Compartilhe com seus amigos:

imagem_144