Criatividade

Criatividade

Escolher presentes é, sempre, uma tarefa desafiadora. Mas dar um (presente) para um arquiteto, quando se quer realmente agradar, pode abrir um leque de possibilidades enorme. Achamos algumas sugestões afins no site Viva Decora.

Um presente criativo é aquele pequeno bonequinho articulado de madeira, apelidado de “calunga”. É ótimo para o exercício diário de criação – serve para o estudo das proporções humanas e sua relação com os espaços projetados – e, de quebra, se torna um lindo enfeite para o escritório.

Que tal dar um livro? Há muitas obras da literatura arquitetônica que seriam perfeitas: “Manual do Arquiteto Descalço” (Van Lengen), “A Arte de Projetar em Arquitetura” (Neufert), “Morte e Vida nas Grandes Cidades” (Jacobs), “História da Arquitetura Moderna” (Benevolo), “Carta de Atenas” (Le Corbusier)…

Outra opção, seguindo esta linha, seria presentear com um pacote completo de cursos. Atualmente, existem diversas empresas no mercado que oferecem boas aulas on-line ou presenciais, além de materiais em apostilas e CDs.

Muitos criativos realizam projetos apenas no computador. Mas alguns ainda preferem testar suas primeiras ideias desenhando à mão livre. Estes precisarão de certos materiais gráficos, como os escalímetros – um tipo de item relativamente caro e que pode ser um presente legal.

Outras paixões dos arquitetos são as lapiseiras, os lápis e marcadores para croquis; que servem para traçar projetos, grifar tarefas e enfeitar bancadas de trabalho. E ainda tem os cadernos de desenho e os moleskines, que servem para que o profissional possa anotar as suas ideias a qualquer momento.

Há as bolsas, pastas e tubos para projetos, que podem ser de diferentes materiais, como plástico e couro; e para diferentes tamanhos de equipamentos ou folhas de papel.

Peças de decoração podem ser funcionais e/ou inspiradoras: há várias miniaturas de cadeiras famosas de design, quadros e pinturas em tela com temáticas arquitetônicas.

Outro presente muito criativo para arquiteto – e, acredite, ele vai gostar – é o Lego. Sim, mesmo depois de passar horas e horas projetando ou visitando canteiros, alguns profissionais gostam de brincar de construir edifícios. E há vários conjuntos inspirados nas mais variadas formas. Skylines de cidades inteiras podem ser feitos com tais peças (sem contar com a linha “Architecture Studio”, com peças monocromáticas capazes de compor réplicas incríveis de criações que marcaram a história das artes e da engenharia, como o Empire State Building).

Aprendi a ser jornalista na marra.

Sou formado em Direito mas, desde que me conheço por gente, curto comunicação. E a curtida é latu sensu: jornal, rádio, TV, revistas e, mais recentemente, redes sociais.

Com base nestes mais de 20 anos de prática e passagens por vários veículos, o que um dia foi um blog, virou site: o “GO” tem a incumbência de trazer informação variada, dicas, falar sobre cultura e cobrir o social do pedaço.

Hope you enjoy.

10 de dezembro de 2019

Compartilhe com seus amigos:

imagem_144