Curiosidades

Curiosidades

O homem ainda não descobriu uma forma de viajar no tempo. No Brasil, há quatro cidades temáticas que foram construídas, justamente, para este fim. E hoje elas são bons locais de visitação para viajantes, dando visibilidade à cultura e dinamizando a economia nacional.

Sítio Histórico Quixadá

No mesmo sítio onde foram gravadas cenas da minissérie “Amazônia”, da Rede Globo, há mais de cem anos – na primeira fase da República, ou da “Era da Borracha” – seringueiros presenciaram a Revolução Acreana (contra os bolivianos).

Recentemente, a área passou por uma grande reforma estrutural. Agora seus espaços físicos, desde restaurantes e até museu e brinquedoteca, estão abertos à visitação pública.

Santa Fé

No sul do país há mais uma das cidades temáticas brasileiras. Santa Fé foi palco da encenação de outra produção, o filme “O Tempo e o Vento”, baseado na obra do escritor Érico Veríssimo.

Entidades organizaram meios de levantar recursos para a reestruturação da cidade, com a ideia de resgatar o cenário presenteando a população com mais um ponto turístico e cultural.

Euroville

Euroville está localizada no sítio Araporanga, no município de Santana do Cariri, no Ceará. Em meio à caatinga seca, num terreno de três hectares, há miniaturas – muito modestas – de castelos medievais, casas europeias e outros símbolos históricos mais visitados por turistas mundo afora.

Como exemplo, tem-se uma edificação representando o Castelo de Óbidos, em Portugal. E outra imitando uma residência tradicional grega, com direito à, inclusive, uma abóbada.

A construção de Euroville foi uma iniciativa da família Pereira de Oliveira, a proprietária das terras. Os seis irmãos tiveram a oportunidade de viajar e conhecer várias culturas estrangeiras. Quando retornaram, resolveram reproduzir, no nordeste, parte do que tinham visto no exterior. Eles ergueram edificações em pedra, em concreto e até em madeira. De repente, o conjunto ficou parecendo uma localidade do Velho Mundo. Hoje, os turistas podem conferir este trabalho percorrendo as ruas ou passeando de teleférico.

Nova Jerusalém (foto)

Nova Jerusalém trata-se da maior e mais sofisticada representação da Paixão de Cristo no país. O espetáculo é realizado desde 1968 num sítio localizado no município de Brejo da Madre de Deus, em Pernambuco. Dentro da área da cidade-teatro, há várias instalações arquitetônicas representando as montanhas da Judeia de dois mil anos atrás.

A experiência de assistir a história da vida, morte e ressurreição de Jesus sendo contada em um teatro ao ar livre é algo inigualável. É por isto que este evento religioso tem atraído, todos os anos, milhares de turistas de várias partes do Brasil e do mundo. A Semana Santa, a Páscoa e os feriados da Paixão de Cristo são extremamente importantes para a indústria do turismo brasileiro.

(…)

Em breve o Brasil terá mais cidades temáticas. A Bahia deve ser a próxima a erguer uma delas. A ideia é criar uma obra cenográfica em homenagem a Canudos. O povoado foi destruído pelo Exército em 1896, durante o confronto com o movimento popular de fundo sócio religioso liderado por Antônio Conselheiro, uma figura que muitos acreditavam ser um profeta enviado por Deus.

Aprendi a ser jornalista na marra.

Sou formado em Direito mas, desde que me conheço por gente, curto comunicação. E a curtida é latu sensu: jornal, rádio, TV, revistas e, mais recentemente, redes sociais.

Com base nestes mais de 20 anos de prática e passagens por vários veículos, o que um dia foi um blog, virou site: o “GO” tem a incumbência de trazer informação variada, dicas, falar sobre cultura e cobrir o social do pedaço.

Hope you enjoy.

16 de setembro de 2019

Compartilhe com seus amigos:

imagem_144