Ciência

Ciência

O rim biônico está prestes a entrar na fase de teste humano. Ele combinará elementos eletrônicos e orgânicos e tem um tamanho similar aos órgãos cuja função assumirá.

Este avanço significa grande melhoria na qualidade de vida para as pessoas que dependem do dispositivo de hemodiálise externo para sobreviver (na hemodiálise o sangue do paciente flui através de um filtro que remove resíduos prejudiciais, minerais e líquidos desnecessários;ajudando a controlar a pressão arterial e mantendo o equilíbrio adequado de substâncias como potássio e sódio).

O rim artificial está sendo desenvolvido por um grupo de universidades americanas sob o nome de Projeto do Rim e será capaz de filtrar o sangue da pessoa com insuficiência renal continuamente, sem a necessidade de visitas ao hospital para sessões de três a cinco horas, como ocorre atualmente.

O rim será implantado cirurgicamente e possuirá um microchip de silício que funcionará como um filtro. De acordo com seus criadores ele está fora do alcance da resposta imune; isto é, das defesas do próprio organismo; afirmando que o corpo não o rejeitará.

__________

Fonte: Engenharia On

 

Aprendi a ser jornalista na marra.

Sou formado em Direito mas, desde que me conheço por gente, curto comunicação. E a curtida é latu sensu: jornal, rádio, TV, revistas e, mais recentemente, redes sociais.

Com base nestes mais de 20 anos de prática e passagens por vários veículos, o que um dia foi um blog, virou site: o “GO” tem a incumbência de trazer informação variada, dicas, falar sobre cultura e cobrir o social do pedaço.

Hope you enjoy.

19 de fevereiro de 2020

Compartilhe com seus amigos:

imagem_144