Face a tantas opções é comum ficar em dúvida na hora de escolher a tinta que será usada em cada projeto. Veja algumas delas:
Látex PVA: solúvel na água e sem cheiro forte, é de fácil aplicação e possui secagem rápida. Não resiste à chuva e sol e, por isto, é indicada para paredes internas e tetos. A limpeza da superfície com Látex PVA precisa ser feita com cuidado, pois uma esfregada mais forte pode retirar a tinta. O recomendado é usar pano úmido.
Tinta acrílica: assim como a anterior, também tem secagem rápida e é solúvel na água. A diferença é que, por conta das resinas acrílicas, é impermeável (pode ser aplicada em ambientes externos e úmidos). Outra vantagem é que este é um dos tipos de tinta que tem melhor cobertura, o que agiliza a finalização da pintura. Devido à composição, possui cheiro mais forte.
Tinta lavável: a tinta lavável é um tipo de tinta acrílica que também é solúvel em água. É de fácil aplicação, tem pouco cheiro e repele líquidos (não mancha com facilidade). Como o próprio nome diz, pode ser lavada (o que torna o uso em cozinha e ambientes com criança bem interessante).
Tinta epóxi: quando falamos de tipos de tinta resistentes, a epóxi é uma das opções mais escolhidas.
Com uma grande durabilidade, ela “enfrenta” produtos químicos, ação do tempo e umidade (é usada até mesmo em piscinas e pisos).
Esmalte sintético: sua indicação é apenas para ferro e madeira (em contato com paredes de alvenaria e gesso, fica suscetível ao descascamento e surgimento de bolhas), sendo encontrado à base de água ou solvente.
Devido à alta resistência, pode ser usado em áreas externas com incidência de sol e chuva.