Dinheiro

Dinheiro

Às portas de mais uma Black Friday, resolvemos editar um post com dicas úteis para os consumidores de plantão.

Faça uma lista

Separe produtos por níveis de prioridade: aqueles que você realmente precisa, os que você deseja e, por último, os presentes. Com uma lista em mãos é mais fácil não se perder em meio a um mundo de descontos.

Defina produtos semelhantes

Complete a lista que você criou anteriormente com alguns produtos semelhantes aos que você deseja ou necessita comprar. Assim, caso algo que queria muito se esgote rapidamente ou não entre em promoção, você já terá listado alguns similares que podem substituí-lo.

Antecipe as compras de Natal

Este é um bom momento para investir nos presentes e compras natalinas; você pode evitar as filas e não vai acabar deixando as compras para a última hora, quando os preços costumam ficar exorbitantes.

Efetue seu cadastro

Já sabe em que sites vai comprar? Não deixe para se cadastrar apenas no dia 24, o site pode congestionar ou ter falha no carregamento, crie logo sua conta para não acabar perdendo promoções.

Saiba o que você está comprando

Devido ao alto número de acessos, alguns sites costumam congestionar no dia das promoções. Assim, se você já souber as especificações do produto que quer, não perderá tempo pesquisando e não corre o risco de errar na escolha.

Avalie, também, se vale a pena trocar o celular, o computador ou a televisão. Mesmo que o desconto seja bom, o produto pode não ser exatamente melhor do que aquele que você já tem.

Confira se a loja é confiável

Nesta época de promoção surgem muitas lojas de fachada (que parecem confiáveis, mas não são). Uma boa dica é checar no Reclame Aqui, ou mesmo no Procon, que listam as lojas e avaliam a reputação delas. O próprio Google também pode ser seu aliado; verifique se algum conhecido já consumiu na loja que você está querendo comprar. Se prevenir nunca é demais!

Estabeleça um limite

Antes de pensar em fazer qualquer compra, é necessário analisar seu orçamento e ver qual a sua real condição financeira. Não adianta nada satisfazer todos os seus desejos de consumo momentâneos e fazer dívidas que você não poderá pagar!

Monitore

Atenção aos falsos descontos. Algumas lojas aumentam o preço do produto para diminuir no dia da Black Friday e, assim, fazer parecer que o produto está com um desconto bem maior.

Se prepare para comparar preços

Em edições passadas, a Black Friday brasileira foi motivo de piada com o bordão “tudo pela metade do dobro”. Contudo, sites como Buscapé e Zoom podem ser seus grandes aliados e te ajudar na tarefa de comparar preços.

Mantenha a calma

Não se preocupe em comprar tudo no dia da Black Friday: existem várias promoções ao longo do mês para aproveitar.

__________

Lembre-se: nem tudo é realmente um bom negócio!

Aprendi a ser jornalista na marra.

Sou formado em Direito mas, desde que me conheço por gente, curto comunicação. E a curtida é latu sensu: jornal, rádio, TV, revistas e, mais recentemente, redes sociais.

Com base nestes mais de 20 anos de prática e passagens por vários veículos, o que um dia foi um blog, virou site: o “GO” tem a incumbência de trazer informação variada, dicas, falar sobre cultura e cobrir o social do pedaço.

Hope you enjoy.

18 de novembro de 2019

Compartilhe com seus amigos:

imagem_144