“Dentre os inúmeros espaços da TC Interiores, escolhi ambientar esta cozinha gourmet (não só pela beleza dos acabamentos das pedras e armários – tonalidades e texturas que particularmente gosto muito de empregar em meus projetos – mas, principalmente, pela sua característica contemporânea, que deixa explícita a facilidade de integração com os demais ambientes residenciais).
Neste caso, procurei demonstrar a integração da cozinha com a sala de estar (ou home TV), quando a bancada-ilha tem o acabamento reto voltado para a sala e, justamente por isto, é possível encostarmos o sofá diretamente no painel, otimizando o espaço e fazendo com que tanto quem está preparando os alimentos quanto quem está sentado possam ter a visão direcionada ao painel da TV, por exemplo.
Esta proposta vem sendo muito utilizada em virtude de termos cada vez mais apartamentos compactos disponíveis no mercado e, por este motivo, se fazer necessário pensar em layouts mais práticos e funcionais, que proporcionem o máximo de aproveitamento.
Já com relação às peças escolhidas para a produção de décor procurei objetos amadeirados, como as bandejas, dispostas ao fundo da bancada da cuba; bem como potes multifuncionais de vidro e tampas de cortiça, combinados com as cores dos livros de culinária e o verde das plantas, emolduradas pelo quadro de fundo – sim, tudo isto pode fazer parte uma cozinha!
Ao lado da área da bancada, montei um espaço para café, no nicho embutido dentro do armário (o ‘espaço café’ tem estado muito presente em meus trabalhos).
O toque final foi dado pela panela de ferro fundido vermelha combinada com os cestos aramados para frutas, proporcionando um toque de alegria e aconchego.”
Por Mariana Brunelli, arquiteta, que assinou este ambiente na TC Interiores (fotos: Rita Bonanata)